Uma massa de ar frio potencialmente histórica. É assim que a empresa MetSul Meteorologia define o fenômeno meteorológico previsto para chegar ao Sul do Brasil, inclusive à região de Curitiba, no final da próxima semana. Segundo a empresa, “uma massa de ar polar enorme e muito intensa vai atingir praticamente metade do território brasileiro, com potencial histórico de frio e neve”.
“Massas de ar frio fortes ocorrem virtualmente quase todos os anos no Sul do Brasil, mas esta será excepcionalmente forte e abrangente para a segunda metade do mês de agosto. A queda da temperatura será sentida a partir da quarta-feira no Rio Grande do Sul e entre quinta e sexta-feira será percebida nas demais regiões brasileiras”, diz a previsão.
O Sistema Meteorológico do Paraná, Simepar, também já lista uma queda abrupta nas temperaturas para o fim da semana que se inicia. Ainda na quinta a previsão é de temperaturas negativas e geada em grande parte do Paraná. No sábado, por exemplo, a mínima prevista para Curitiba é de apenas 1°C, com máxima estipulada em apenas 11°C.
Em outras regiões do Paraná, como em Laranjeiras do Sul, há previsão de -3°C. Em regiões historicamente mais quentes, como Campo Mourão, a previsão é de -1°C. No Litoral as temperaturas podem chegar a 6°C.
De acordo com a MetSul, “uma baixa polar em níveis médio da atmosfera vai atuar sobre o Sul do Brasil. Isso irá fazer com que haja nebulosidade e instabilidade com ar muito gelado em altitude, o que na análise da MetSul traz uma altíssima probabilidade de ocorrência de neve no Sul do país”. Em alguns modelos há previsão de neve para Curitiba, outras cidades do Paraná e até sul de São Paulo.
Fonte: tribunapr.com.br/noticias/curitiba-regiao/apos-chuvas-frio-recorde-traz-geada-e-pode-ate-nevar-em-curitiba-diz-empresa