A Prefeitura de Curitiba divulgou um novo protocolo com orientações para os condomínios da cidade. Alguns espaços coletivos foram autorizados a voltar funcionar, como piscinas, academias e quadras esportivas.
Para isso, existe um controle na quantidade de pessoas que estão usando o mesmo ambiente ao mesmo tempo. O uso de máscara nas áreas comuns continua obrigatório, e o elevador deve ser usado por apenas uma pessoa por vez.
Os salões de festa, churrasqueiras, brinquedotecas e parquinhos infantis devem continuar fechados.
"Como que você vai higienizar os brinquedos antes da utilização, como que você vai controlar a criança em não tocar, em não colocar na boca ou no olho, que são formas de transmissão. Então, realmente é muito difícil", explicou Eliane Stankievicz, advogada especialista em condomínios.
De acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a capital tem 27.400 casos confirmados e 943 mortes pela Covid-19.
Os moradores que não obedecerem as determinações do condomínio receberam advertência e podem ser multados.
"Tem determinados condomínios que foi estipulado um percentual, então pode só 10% da capacidade. Por exemplo, uma academia pode no máximo três pessoas, mas se for da mesma família a gente tolera que possa ser maior esse número", disse o síndico Raphael Matoso.
Fonte: g1.globo.com